Apresentamos a Coletânea “PERGAMINHO MARANHENSE: estudos históricos”,
mais uma publicação da Café & Lápis Editora, a ser lançada em breve, sob a organização dos editores-historiadores CLAUNÍSIO AMORIM CARVALHO e GERMANA COSTA QUEIROZ CARVALHO.
A coletânea que reúne 9 (nove) artigos que envolve temáticas sobre História do Maranhão, conta com a participação dos professores /pesquisadores:
Baltazar Macaíba de Sousa
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestre em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990). Atualmente, professor adjunto III do Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC) da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia politica, sociologia da religião, questão agrária, movimentos sociais, sindicalismo, filosofia política e sociologia da educação.
Dinacy Mendonça Corrêa
Mestre em Letras - Teoria Literária - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001); Especialista em Metodologia do Ensino do Ensino Superior - pela Universidade Estadual do Maranhão e Graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1981), . Atualmente é professora Estadual (Magistério IV, nível 22) - Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e professora Assistente IV da Universidade Estadual do Maranhão, atuando no tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, com experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Neo-latinas (Grega, Latina, Portuguesa, Brasileira, Francesa e Maranhense), Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão, Leitura e Produção Textual. Atua na área da pesquisa com o Projeto Teares da Literatura Maranhense, vinculado ao Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras da UEMA, do qual é coordenadora. Na extensão com o projeto Leitura Vox, já na sua versão V, com CH de 120h.
Jeane Carla Oliveira de Melo
Especialista em História do Maranhão pela Universidade Federal do Maranhão (2010) e em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Graduada em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2006) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2006). Atua na área de Supervisão Escolar na rede pública estadual de educação do Maranhão e como Professora de História do Ensino Fundamental e Médio na rede privada. Possui experiência no campo da pesquisa em Ensino de História, Saberes Docentes, Livro Didático e História da Educação. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão.
Júlia Constança Pereira Camêlo
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1997) , mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2010) . Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual do Maranhão e Membro de corpo editorial da Outros Tempos (UEMA. Online). Atuando principalmente nos seguintes temas: civilização, imaginário, barbárie.
Marcelo de Sousa Araújo
É Graduado em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase nas temáticas referentes a Identidade, Memória e Etnicidade. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, Mestrado Interdisciplinar da Universidade Federal do Maranhão.
Marivânia Melo Moura
Especialista em História do Maranhão e graduada em História Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão. Com Formação Pedagógia pela Universidade Estadual do Maranhão. Tem atuação profissional na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, como professora de Filosofia e Ética Profissional do Curso de Administração; na Universidade Federal do Maranhão na qualidade de professora substituta, com aprovação para disciplina de História Antiga; e, ocupa o cargo de servidora pública da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, como professora de História do Liceu Maranhense.
Marize Helena de Campos
Possui graduação em História pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC (1989), mestrado em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH / Universidade de São Paulo - USP(2001) com bolsa CAPES e doutorado em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH / Universidade de São Paulo - USP, com bolsa CNPq. Aprovada na seleção para Doutorado Sandwich - SWE - CNPq, permaneceu entre os meses de novembro de 2007 a fevereiro de 2008 no Instituto de Ciências Sociais - ICS da Universidade de Lisboa - UL. É professora assistente da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Maranhão, História do Brasil, História das Mulheres, Economia e Sociedade no Maranhão.
Matthias Röhrig Assunção
Possui mestrado em História pela Universidade de Paris VII - Diderot (1979), especialização em América Latina (Paris III - Sorbonne Nouvelle) e doutorado em História pela Freie Universitaet Berlin (1991). Atualmente é senior lecturer na University of Essex. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: história politica e história social do Brasil (séculos XIX e XX), escravidão, movimentos sociais, Maranhão, cultura afro-brasileira, capoeira e artes marciais do Atlântico negro.
Régia Agostinho da Silva
Régia Agostinho da Silva
Doutoranda em História na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em História pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professora da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente no seguinte tema: história e literatura.
Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário